domingo, 16 de agosto de 2015

A História de São Mamede.

SÃO MAMEDE (259-273/274)
O mártir São Mamede é natural de Cesareia da Capadócia, hoje Kayseri, na Turquia. Segundo a legenda, o nome «Mamede» significa «o que foi aleitado» ou «amamentado», uma vez que, depois de nascer, numa prisão, no ano 259, os seus pais, aí martirizados por serem cristãos, tê-lo-ão confiado ao Senhor, para que encontrasse alguém que tomasse conta dele. Uma viúva rica de Cesareia deu-lhe acolheu-o e deu-lhe o nome de “Mammés”, porque o bebé lhe chamava «mamma» isto é «mamã». Esta senhora, «com o leite materno» tê-lo-á também amamentado com o «leite espiritual, não adulterado» (I Pe.2,2), educando-o na fé cristã e fazendo dele uma corajosa testemunha de Cristo.
Sendo um pastor de condição muito humilde, vivia solitário nas florestas dos montes, com rigorosa frugalidade. Alimentava-se do leite das corsas e das cabras. Pacificava as bestas e os animais selvagens. O tempo de Mamede era ocupado entre a conversão dos pagãos e o cuidado dos rebanhos. Segundo a legenda, num dos seus refúgios, é desafiado a fustigar o solo, do qual brotou o livro dos quatro evangelhos, por onde foi admiravelmente instruído e alimentado.
O seu exemplo de jovem cristão incomodou o poder romano, que se sentia ameaçado pelo cristianismo florescente. Sofreu, por isso, várias perseguições e torturas. Consumou o seu testemunho com o martírio, por ordem do governador Alexandre, no ano de 273 ou 274. Na verdade foi, por fim, atingido no ventre, com o tridente de ferro, donde se soltaram os intestinos. Por isso São Mamede é representado, em muitos lugares, esventrado e com os intestinos nas mãos.
No Oriente deram-lhe o título de «o grande mártir» por causa do número e atrocidades dos tormentos por que passara. O seu culto depressa se difundiu no mundo cristão. Em Portugal, segundo um estudo de Ferreira de Almeida, em 1978, haveria cerca de 65 Igrejas dedicadas a São Mamede, mártir, a maior parte entre Douro e Minho. É patrono de 18 paróquias na Diocese do Porto,

 In: Amaro Gonçalo Ferreira Lopes https://www.facebook.com/profile.php?id=100008046016162


Sem comentários:

Enviar um comentário