A origem do nome "molete"
O(s) molete(s) - Pronúncia do Norte!
Atribui-se a origem da apelidação de molete à zona de Valongo pois era aí que se fazia o pão que se consumia no Porto. O pão tradicional, a Regueifa era demasiado grande para consumo individual.
Acontece que o general francês que comandava o exército inimigo, durante as Invasões Francesas, um homem chamado Mollet, tinha tomado de assalto e estava aquartelado, no (Convento) que é hoje o enorme Colégio da Formiga, em Ermesinde, era grande apreciador desse pão e todos os dias, ao pequeno-almoço, não o dispensava.
Dado ter um exército para alimentar e dada a crise existente e a logistíca necessária, decidiu que o pão teria que ser mais pequeno em doses individuais, o que foi feito de imediato, por sua ordem.
Na localidade, os padeiros já sabiam que todos os dias o pão (sempre feito durante a noite) tinha que estar pronto à mesma hora e quando colocavam as cestas nas carroças que iam para o Porto dizia-se:
Lá vai o pão para o Molete !
(Como não sabiam falar francês, era assim que o chamavam.)
A partir daí, os pãezinhos pequeninos começaram a chamar-se "moletes" e como se verificou ser a ideia bastante prática, começaram a ser fornecidos às populações até aos nossos dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário