segunda-feira, 30 de junho de 2014
domingo, 29 de junho de 2014
Travanca, Santa Maria da Feira.

29 junho 2014 - II Encontro Etnográfico do Rancho Infantil e Juvenil Os Herdeiros de Travanca.
Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo (oficialmente, União das Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo1 ), é uma freguesia portuguesa do concelho de Santa Maria da Feira, com 23,52 km² de área2 e 18 194 habitantes (20113 ).
Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013,1 resultando da agregação das antigas freguesias de Feira, Travanca, Sanfins e Espargo:
É uma das poucas freguesias portuguesas territorialmente descontínuas, situação decorrente da descontinuidade territorial que já se verificava na antiga freguesia de Travanca e que não foi resolvida com a reorganização administrativa. O território da freguesia criada em 2013 divide-se em duas partes de extensão muito diferente: um núcleo principal (concentrando 99% do território da freguesia), onde se situa a totalidade do território das antigas freguesias da Feira, Sanfins e Espargo e a quase totalidade do da antiga freguesia de Travanca, e um exclave a sudeste, parte do lugar de Macieira, que constitui um enclave no interior do território da União das Freguesias de São Miguel do Souto e Mosteirô.
sexta-feira, 27 de junho de 2014
quinta-feira, 26 de junho de 2014
terça-feira, 24 de junho de 2014
Próximo espectáculo - Travanca, Santa Maria da Feira.
Dia 29 de junho rumamos a Travanca para confraternizar com os amigos GRUPO INFANTIL E JUVENIL OS HERDEIROS DE TRAVANCA. SANTA MARIA DA FEIRA para o seu II Encontro Etnográfico no Parque Domitilia de Carvalho em Travanca, Feira.
São João e o Solstício de Verão.
Entrámos em Junho e com ele no solstício do Verão. Salta-se a fogueira pelo S.João, brinca-se com alcachofras e martelinhos, tréculas e zaquelitraques, canta-se e dança-se. Pela calada da noite, invadem-se os quinteiros, assaltam-se as eiras e roubam-se vasos com plantas, carroças e carros de bois para seguidamente os levar para o centro da povoação. São as festas sãojoaninas, assim designadas em virtude da Igreja Católica ter atribuído a esta data o nascimento de S. João Baptista, uma reminiscência de antiquíssimos rituais pagãos relacionados com o Solstício de Verão e ainda com a adoração do fogo. De resto, o fogo adquiriu desde sempre um carácter sagrado ao ponto de ter sido deidificado.
Marchas de São João 2014.
A tradição cumpriu-se. Apesar do tempo instável, as tradicionais Marchas de São João saíram à rua e alegraram a noite dos milhares de pessoas que se concentraram nas imediações do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo. A noite começou com a atuação do Rancho Infantil e Juvenil As Padeirinhas de Valongo. De seguida, acompanhadas pela Banda de Música de Campo, desfilaram as marchas dos Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural, da Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus e da Associação Recreativa e Cultural da Azenha.
sábado, 21 de junho de 2014
Marchas Populares de S. João – 21 junho 2014
Por forma a manter a tradição, A Câmara Municipal de Valongo vem por este meio informar que, devido a condições climatéricas adversas, as Marchas Populares de S. João, realizar-se-ão hoje no Pavilhão dos Bombeiros de Valongo.
Assim, a Câmara Municipal de Valongo, lamenta qualquer inconveniente que esta situação possa causar e renova o convite à participação nas Marchas Populares de S. João.
Marchas Populares de S. João – Adiamento.
A Câmara Municipal de Valongo vem por este meio informar que, devido a condições climatéricas adversas, as Marchas Populares de S. João , previstas para o dia 21 de junho, realizar-se-á no próximo sábado dia 28 de junho, na Avenida 5 de Outubro a partir das 21h30m.
Assim, a Câmara Municipal de Valongo, lamenta qualquer inconveniente que esta situação possa causar e renova o convite à participação nas Marchas Populares de S. João.
sexta-feira, 20 de junho de 2014
Homenagem ao povo de Valongo.
CARTA A JOSÉ DO VALE!
Meu caro José
qdo das terras de Vera Cruz
ao teu vale regressares
para matar saudades,
sobe ao alto da tua serra
e na encosta olhada a poente
vê como ela continua linda
Vê como ela continua bela
olhando o mar, apaixonada
pela vista
que a leva ao seu amor
Vê como ela enamorada
recebe a brisa,
qdo de madrugada
lhe chega grávida de desejo
à procura do seu beijo
ao encontro do seu calor
Sobe também ao alto
da encosta virada a nascente
e demoradamente
estende o olhar sobre o Vale…
Repara como está diferente;
já não é o Vale d´antigamente
do tempo em que partiste
e nele deixaste o teu amor
carente e triste
agora fervilha de gente,
está mais denso, José,
o teu vale está maior
e foi também com o teu suor
que o teu vale cresceu,
ficou imenso,
não é mais o Vale d´antigamente,
o teu vale, José, é hoje um senhor
E se algum tempo trouxeres
e por algum tempo cá ficares
tira um tempo para reviveres
mais um tempo para recordares
o teu vale do tempo de rapazinho
Pega no teu neto
e vai ao museu da lousa
e mostra-lhe a arte
e o esforço do mineiro
que a teu lado morava
quando dele foste vizinho
Aproveita e pega numa pena
e numa lousa de seguida
e nela ousa escrever
uma página da tua vida;
será o teu neto o primeiro a saber
que foi no negro dessa pedra
e na ponta dessa pena
que aprendeste a crescer
e ser homem para a vida
e na hora do almoço
quando pedires um pão
pede antes um molete
e explica ao teu neto
que nos tempos da invasão
foi o Vale de aflição
quando por ele passou a guerra
e que esse bocado de pão
que o teu neto segura na mão
foi obra da criação
dos padeiros da vossa terra
E até o general invasor
que do seu pão não abdicava
por ser o melhor do mundo
quando desse bocado provou
rendido ao seu gosto ficou
por sabor único e profundo
E desse molete que tens na mão
fez-se notícia pelo tempo fora
da guerra fez-se vitória
mandou-se o invasor embora
e neste vale de outrora
ficou o melhor pão da história
O teu neto, José
desse dia fará memória!
(homenagem ao povo de valongo)
angelino
O poeta Angelino Santos Silva
Marchas Populares de S. João desfilam no sábado.
As Marchas Populares de S. João vão animar o centro de Valongo, no próximo sábado à noite. O evento tem acesso livro e os desfiles repletos de cor e alegria vão realizar-se na Avenida 5 de Outubro.
As marchas participantes estão a cargo da Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus, da Associação Recreativa e Cultural da Azenha e dos Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural. A primeira atuação em frente à Be Water – Águas de Valongo está prevista para as 22h00.
Antes do desfile, pelas 21h30, o Rancho Infantil e Juvenil As Padeirinhas de Valongo atua junto aos Bombeiros Voluntários de Valongo.
Festas de São João de Sobrado em direto na TVI.
Está tudo a postos para mais uma edição das Festas de São João de Sobrado, onde se destacam as ancestrais Bugiadas e Mouriscadas, uma das maiores e mais genuínas manifestações culturais do País. O Largo do Passal é o palco principal das festividades, que no sábado à tarde terão cobertura televisiva em direto pela TVI, que vai transmitir o programa Somos Portugal a partir de Sobrado. A animação da noitada de 23 junho está a cargo dos artistas Alberto Índio e Emanuel.
No dia 24 de junho, Bugios e Mourisqueiros dão cor e vida a uma festividade única, que dura o dia inteiro. São cerca de mil os participantes que encenam a luta entre Bugios e Mourisqueiros (Cristãos e Muçulmanos) pela posse de uma imagem milagrosa de São João Baptista. Os momentos mais altos da festa são a Procissão em Honra em de São João, a Dança de Entrada e a Prisão do Velho.
terça-feira, 17 de junho de 2014
Marchas Populares de S. João desfilam no sábado.
As Marchas Populares de S. João vão animar o centro de Valongo, no próximo sábado à noite. O evento tem acesso livro e os desfiles repletos de cor e alegria vão realizar-se na Avenida 5 de Outubro.
As marchas participantes estão a cargo da Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus, da Associação Recreativa e Cultural da Azenha e dos Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural. A primeira atuação em frente à Be Water – Águas de Valongo está prevista para as 22h00.
Antes do desfile, pelas 21h30, o Rancho Infantil e Juvenil As Padeirinhas de Valongo atua junto aos Bombeiros Voluntários de Valongo.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Vencedores do Concurso da Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito de Milho.
As padarias Vila Beatriz (1º), Bisnagão (2º) e Já Fumega 5 (3º) ganharam o concurso da Melhor Regueifa. Os vencedores na categoria Melhor Biscoito de Milho foram: Biscoitos Diogo (1º), Biscoitaria Valonguense (2º) e Fábrica de Biscoitos Aguiar (3º).
Os vencedores foram escolhidos por provas cegas, onde foram avaliados o sabor, a textura e a apresentação dos produtos a concurso. O júri foi composto pelos prestigiados chefs Rui Paula e Arnaldo Azevedo, pela apresentadora de televisão Ana Viriato e pelos representantes do Instituto Superior de Administração e Gestão: Abílio Vilaça e Albertina Monteiro.
O concurso realizou-se durante a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, que no fim de semana de 13, 14 e 15 de junho trouxe a Valongo largos milhares de pessoas. No Largo do Centenário e na Praça Machado dos Santos, evento que teve cobertura televisiva em direto pela RTP deu a conhecer a Portugal e ao mundo não só os reis da gastronomia valonguense – a regueifa e os biscoitos, mas também as Serras de Valongo, a indústria da Lousa, a Festa da Bugiada e Mouriscada e a imponente Igreja Matriz, entre outras potencialidades do concelho.
domingo, 15 de junho de 2014
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Quadras ao Santo António.
Santo António disse um dia
Que queria partilhar,
O altar de Jesus Cristo
Ao casal que lá chegar.
Para unir as suas vidas
Bem juntinhas em união,
Mas nunca pelo dinheiro
Mas só pelo coração.
Pelo coração e não só
Pelas suas almas também,
Pensai sempre duas vezes
Se pensares mais, não há ninguêm.
É que juntar duas vidas
Para toda a eternidade,
Não é para toda a gente
Só para quem ama de verdade.
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)