"Quem azeite colhe antes de janeiro / azeite deixa no madeiro."
janeiro é o mês das lavouras das terras e de preparação de todas as culturas de Inverno. Há que preparar as terras para batatal e onde for possível iniciar a plantação de batata precoce. Em tempo calmo, frio e seco, quando o vento soprar do Norte, deve proceder-se à trasfega do vinho (ou seja a passagem do vinho para outra vasilha, afim de eliminar o depósito acumulado no fundo dos recipientes, a borra, que pode originar doenças no vinho). Semear e criar em viveiro todas as hortaliças e transplantá-las para local definitivo 2 meses mais tarde. Mês óptimo para o corte de madeiras.
Sementeiras, semear favas e ervilhas de variedades e desenvolvimento rapido. No norte e no Centro, semear centeio, couve galega, nabos, nabiças, rabanetes, salsa e tomate. No Sul, abóbora, cenoura, couves, ervilha, feijão, nabiças e tomate. Em estufa ou cama quente plantar, tomate, pepino, melão, pimento e abóboras. Em local definitivo, cenouras, alho, cebolas, alface, ervilhas, alho-porro e salsa. Transplantar para viveiro, couve-flor, favas, feijão, etc.
Horta, fazer uma limpeza geral, arrancando os últimos restos de colheitas que possam estar ainda na terra. Semear em canteiros ou em alfobres bem abrigados e defendidos das geadas: alfaces romanas couves repolho e sabóia, rabanetes, favas, ervilhas e grão de bico. Colher as couves, espinafres, etc.
No jardim semear: begónias, ervilhas de cheiro, gipsófilas, girassóis, lírios. Colher violetas, amores-perfeitos, camélias, jacintos, tulipas, etc.
Gado, vacinar o gado bovino, cavalar, ovino e caprino, e os porcos contra as doenças rubras.
Sem comentários:
Enviar um comentário