Foi num ambiente de grande festa e união que Valongo celebrou, no dia 11 Setembro de 2011, as bodas de prata do Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas. Durante este dia, a associação promoveu várias manifestações culturais – Eucaristia, romagem aos cemitérios (Valongo e Lordelo), música, confraternização, atribuição de galardões aos elementos mais antigos e entidades com forte relevância no desenvolvimento, continuidade e prosperidade da associação, tanto públicas como privadas.
O ponto alto do programa foi no inicio do dia com a celebração da Eucaristia pelo Exmo. Sr. pe Alfredo, pároco desta freguesia, participada e solenizada pelos elementos do Rancho devidamente trajados. Durante a homilia exortou os elementos e a direcção do rancho a continuar com o trabalho que se propuseram aquando da fundação da mesma, nunca perderem os ideais de não deixar morrer os usos e costumes das gentes de Valongo, consagrou, benzendo as medalhas para mais tarde ofertar. Por tudo isto, o pároco manifestou a sua alegria e incentivou toda a população a acarinhar e apoiar o Rancho Infantil para que ele continue a cumprir a sua missão Seguidamente procedeu-se à romagem ao cemitério e colocação de uma coroa de flores em homenagem aos elementos já falecidos – António Sampaio, Manuel Teixeira, Fernando Santa Justa e Neca Guerra (Valongo) e Emilia Cruz (Lordelo). Após esta cerimónia religiosa e respectiva romagem chegamos ao fim do periodo de festejos da manhã.
O rancho nasceu em 1986, tendo como objectivo não só preservar o património cultural da nossa terra, mas sobretudo valorizar os jovens, criar espaço para ocupação saudável dos tempos livres, favorecer a união, a amizade na freguesia.
Ao fim de 25 anos, verificamos que estes objectivos foram, em parte, conseguidos: alguns casamentos já aconteceram entre elementos do Rancho, alguns jovens e adultos iniciados estão também a dar a sua colaboração activa, renovando as fileiras de dançarinos e músicos.
De tarde, iniciámos a segunda metade e não menos importante dos festejos, a confraternização entre todos membros activos e não activos, relembro que o festival que assinala as comemorações teve lugar em Agosto por imperativos de ordem logística e financeira. Com a presença e intervenção da autoridade – vice-presidente da Câmara e Vereador do Pelouro da Cultura Exmo. Sr. Dr. João Paulo Baltazar, compareceu exortando e afirmando que a grande riqueza de um povo é a sua gente, a sua coragem e o seu amor à terra que os viu nascer. Dignificar a associação no seu seio e no seio da comunidade em que está inserida, a sua identidade é um propósito válido, o trabalho desenvolvido tem sido reconhecido pela autarquia e por toda a sociedade concelhia. Por fim, reconhecendo um dos problemas que afecta a associação, mais concretamente durante o inverno, o de ter um espaço para os ensaios: Estes realizam-se quinzenalmente, no verão na sede da associação o tempo assim o permite, no inverno nas instalações da Escola Básica do Susão, espaço cedido temporariamente.
Segundo o Exmo. Sr. Dr. João Paulo Baltazar está em marcha um projecto de requalificação de um espaço presente na freguesia que irá serviu os propósitos desta e outras associações, espaço comjunto. Foi atribuida à Câmara Municipal uma medalha de mérito pelo seu contributo em prol desta associação.
Foi também prestada homenagem reconhecida àqueles que têm sido o esteio deste rancho infantil – ensaiadeira, D. Arminda, cantadeira, D. Conceição e marido João, a faz-tudo D. Zinha e o seu marido Manuel, D. Lina e seu marido Joaquim Taipas, acordeonista Joaquim Cruz, D. Fátima Coelho, padeira, D. Joaquina, cozinheira e Sr. António Moreira, director, ilustres componentes que guardaram na sua memória todo o património da nossa terra.
Além dos já mencionados, honra lhes seja feita, um apreço muito especial a todos aqueles que já pertenceram ao rancho e que hoje em dia de maneira mais ao menos interessada acompanham o mesmo, votos de felicidades para todos e nunca esqueçam as vossas raizes. Por fim, mérito também a todos aqueles que são o coração desta associação, dançarinos, músicos, acompanhantes, familiares e amigos que instituem a mesma e que seria impossivel aqui estar a enumerar.
Parabéns a todos e longa vida para bem da comunidade.
Saudações Folclóricas.
PS – Prometemos estar aqui para as Bodas de Ouro.
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