Agosto, tarde de calor e humidade. O trajecto até Rossas, Arouca é sinuoso, acidentado e cheio de peripécias. Partimos de Valongo por volta das 16H00, rumamos a Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira, ainda em tempo de Feira Medieval, e depois para Vale de Cambra e Arouca.
Chegamos cedo, como é costume.
Numa encosta solarenga de fim de tarde, lá estava "Rossas" e o seu Rancho. A espera para o espectáculo é sempre mais inquietante para os jovens artistas de palmo e meio do que em relação aos adultos.
20H00, hora de tocar a reunir, vamos todos confraternizar para a sede dos nossos amigos. Entre febras e caldo verde regado com bom vinho lá se vai conversando com o companheiro do lado.
21H30, hora do inicio do desfile, é curto. Apresentação das bandeiras e colocação de fitas alusivas ao evento, troca de prendas e lembranças, hino das Padeirinhas a acompanhar. Fim da cerimónia protocolar e inicio do espectáculo propriamente dito.
22H30, inicio da actuação, 8 modas, vinte e cinco minutos em pleno, não há que saturar quem nos vê e quem espera pela sua vez...
23h45, regresso a Valongo, satisfeitos pelo reencontro e pelo dever cumprido.
Ao Rancho Folclórico de Provisende um bem hajam e até sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário