quarta-feira, 31 de maio de 2017
No âmbito das atividades programadas para a Feira da Regueifa e do Biscoito, realiza-se, no próximo sábado, dia 3 de junho, uma visita orientada pelo Roteiro do Grão ao Pão. No itinerário estão incluídas as tradicionais padarias e biscoitarias, assim como a igreja matriz de Valongo.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser efetuadas na Loja Interativa do Turismo de Valongo, presencialmente ou pelos contactos: 9111042398 e turismo@cm-valongo.pt.
O início está previsto para as 10h00 e o local de concentração será no largo do Centenário em plena Feira da Regueifa e do Biscoito.
Participe e conheça o património cultural e a identidade valonguenses associados à panificação.
Um artigo em inglês sobre o pão de Valongo.
Loafing around Valongo
Bread: the staff of life. And one of the first words you need to learn in a foreign language, right? Well in Portuguese it's 'pão'. Now you're sorted. But wait a minute. If pão is bread, what is this stuff called 'papo seco' that everyone is asking for? Well that's bread too. It's the roll you see everywhere for breakfast lunch and dinner, eaten with jam and butter, sardine paste, or cheese and olives...
...read more in http://www.me-n-youinportugal.com/index.php?p=1_5&nid=35
domingo, 28 de maio de 2017
Monumento ao Mineiro
Elemento escultórico que teve inauguração a 29 de Outubro de 1999. Exalta e homenageia o mineiro valonguense, assim como a sua difícil e arriscada vida no fundo da pedreira. Evoca também uma importante e identitária atividade económica para o concelho a extração e transformação da lousa. Situa-se numa rotunda, junto da entrada da autoestrada A4 (Nó de Valongo), sendo a visita de acesso livre.
Muitas direcções, mas só um pregão, sabe qual e?
"De manhã, aí por volta das 10 horas, um dos pregões que se ouvia, era o das padeiras que tinham excesso de pão para vender. Então anunciavam: «quem quer pão três im binticinco!» Estes «Binticinco» representavam 25 réis: Cada pão (o molete) custava 10 réis. Três pães seriam 30 réis. Para não ficar com o pão nas canastras, as padeiras vendiam cada três por menos cinco réis do que o seu preço normal."
in O Caça ratos
Em 2017, a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista realiza-se de 2 a 4 de junho, no eixo central da Cidade de Valongo, que inclui as Ruas de São Mamede e Sousa Paupério, o jardim Dr. Nunes da Ponte, o Largo do Centenário e a Praça Machado dos Santos. Promovida pelo Município de Valongo, esta iniciativa destina-se a valorizar e promover o que Valongo tem de mais emblemático, apostando numa das suas marcas de excelência – a Regueifa e o Biscoito.
Com presença garantida das principais padarias e biscoitarias do concelho de Valongo, o evento terá animação diária, com fabrico ao vivo, recriações históricas, dança, folclore, exposições, teatro e grandes espetáculos.
Francisco Menezes, Raquel Tavares e Emanuel são os cabeças de cartaz.
Na programação destacam-se ainda os desfiles alegóricos, a cerimónia da Bênção do Pão, o concurso da melhor Regueifa e do melhor Biscoito, a Meia Maratona Regueifa e o II Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito.
As três edições anteriores superaram todas as expectativas, com a participação de inúmeras padarias, biscoitarias, restauração do concelho, agrupamentos de escolas, associações e a adesão de milhares de pessoas que, durante três dias, passam pelo eixo antigo de Valongo e pelos diferentes núcleos afetos ao evento.
sexta-feira, 26 de maio de 2017
terça-feira, 23 de maio de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)