sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Pão de Valongo


Durante muitos e muitos anos Valongo forneceu pão para muitas outras terras à sua volta. Os campos de cultivo eram férteis e os moinhos nos rios, com a força das águas, moíam o grão e faziam a farinha.


O pão de que o povo se alimentava era de milho e de trigo e os pobres misturavam-lhe centeio para que o pão ficasse mais doce e agradável ao paladar.


Adicionar legenda

Quase não havia uma casa que não tivesse forno para cozer pão, fazer biscoitos, regueifas e bolachas.


Durante as Invasões Francesas era em Valongo que se fazia o pão que se comia no Porto. O general francês que comandava o exército inimigo, um homem chamado Molet, era grande apreciador desse pão. Todos os dias, ao pequeno-almoço, não dispensava o saboroso pão. Em
Valongo, os padeiros já sabiam que todos os dias o pão linha que estar pronto à mesma hora e quando colocavam as cestas nas carroças que iam para o Porto diziam:

-Lá vai O pão para O Molete! (Como não sabiam falar francês, era assim que o chamavam.)

A partir daí, os pãezinhos pequeninos de Valongo começaram a chamar-se "moletes"!

Um pouco de história...

O povo das cinco freguesias que formam o concelho é um povo simples, trabalhador, simpático e corajoso nos momentos difíceis da história, como nas guerras.

Foi um povo que soube aproveitar o que a terra tinha para dar: as minas de lousa, a ardósia, o carvão...soube cultivar a terra fértil produzindo milho, feijão, batata e outros legumes, cultivou a videira e produziu vinho e cultivou o linho para fazer tecido com o qual costuravam as roupas. Soube também aproveitar a força das águas dos rios, para pôr a trabalhar os moinhos, que com as suas mós, moíam o grão e faziam a farinha.

Século V a.c - A Península Ibérica foi invadida por povos bárbaros. Muitos desses povos chegaram até à zona que é hoje Valongo. Os romanos, que já cá estavam a viver, procuraram defender as minas dos ataques e fizeram trincheiras na Serra da Sta.Justa. Só que os ataques eram muitos e eles para se salvarem fugiram para o vale, ao qual chamavam de "Vallis Longus" por o acharem longo...

1062 - Valongo já era uma freguesia e quem tomava conta desta terra eram, as freiras do Mosteiro de S.Bento, em Rio Tinto. A abadessa desse mosteiro era a D.Ermezenda Guterres.


1141 - O rei D.Afonso Henriques que foi o primeiro rei de Portugal, tornou Valongo um couto (terra que gozava de privilégios).


Século XVIII - Já havia muito comércio e as pessoas começaram a trabalhar na indústria do pão e da moagem e também nas minas de lousa.


Século XIX - Durante as Invasões francesas forneceu pão para a cidade do Porto. A Igreja Matriz de Valongo serviu de quartel para as tropas.
1837 - Valongo passa a ser uma Vila e sede de Concelho. Tudo melhora de dia para dia. Abriram-se caminhos e ruas, construíram-se escolas, inaugurou-se a estação dos comboios e pôs-se electricidade na vila. Na inauguração da estação esteve presente o Rei D. Luís, o que deixou todas as pessoas muito orgulhosas.



Sem comentários:

Enviar um comentário