terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rancho Infantil e Juvenil Padeirinhas de Valongo - 25 Anos de História

O Rancho Infantil e Juvenil as Padeirinhas de Valongo, foi fundado em 27 de Novembro de 1986, e possui a sua Sede Social em Susão - Valongo.


O agrupamento conta actualmente com meia centena de elementos divididos nas danças, cantares e músicos. As suas actividades centram-se na recolha de danças e cantares, usos e costumes, e divulgação dos mesmos. Mantêm uma escola de música activa de instrumentos populares com dois dias por semana, com aprendizagem de instrumentos tais como o acordeão, viola braguesa, cavaquinho, violão, reco-reco, bombo, ferrinhos e pandeireta.

Organizaram com êxito assinalável 24 festivais de folclore nacional e um a nível comunitário.

Participaram em cerca de centena e meia de festivais organizados por colectividades amigas com quem mantêm intercâmbio cultural, levando o nome da cidade de Valongo desde o Minho ao Algarve.

Em actuações de carácter sociocultural efectuam uma média de 70 espectáculos anuais.

Outro sector onde o rancho tem marcado agradável presença, é nas marchas sanjoaninas que todos os anos e edilidade valonguense organiza, assim como nas famigeradas cascatas populares ou de S. João.



As tradições populares estão presentes no sentimento desta associação, senão vejamos os jogos populares enraizados na cultura das nossas gentes. Outro uso que o rancho mantém bem vivo, é o ritual da matança do porco, a desfolhada do milho tantas vezes protagonizada pelo despique entre os casais na procura do milho rei, outra tradição é o magusto, bem regado e com a castanha a saltar, para que os mais novos não esqueçam a forma tradicional como eram executadas essas tarefas.



Na prática desportiva o futebol de salão e o atletismo juvenil e sénior são áreas privilegiadas, levando a efeito um torneio quadrangular anual, com associações e empresas amigas do Concelho, actividades que carecem de material de apoio, faltando no entanto as instalações para tais práticas. Os jovens são uma forte componente desta associação, a actividade cultural é diversificada impondo a ocupação dos tempos livres não só pelo folclore mas também pelo desporto e sá convivência.

Como se vê, e pelo que atrás foi descrito é bastante meritória a actividade desta associação. Seria bom que as entidades olhassem para o trabalho efectuado e colaborassem nos seus anseios.

Esta associação está presente aqui, hoje, pela amizade, pelo convívio folclórico pela ânsia de dar a conhecer os costumes, tradições, cantares e dançares de uma região, tentando salvaguardar um património tão rico e vasto do nosso Douro Litoral. O Rancho Infantil e Juvenil as Padeirinhas de Valongo pretendem levar por diante todos os seus projectos, que complementando tudo o que está feito, com o que irá ser feito de futuro, levem bem longe o nome desta associação e da cidade de Valongo.


Sem comentários:

Enviar um comentário